ÁREA: Biologia
ASSUNTO: Biodiversidade
OBJETIVO
• Estudar o tema biodiversidade para inferir o que ela representa para a manutenção dos ecossistemas e geração de conhecimentos necessários à qualidade de vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZADO
• Conhecer o significado da palavra biodiversidade
• Refletir sobre a importância da biodiversidade dos diferentes ecossistemas brasileiros
• Identificar atividades culturais e sócio-econômicas com efeito nocivo ou benéfico à biodiversidade e suas conseqüências para o meio.
• Discutir o uso sustentável da biodiversidade no desenvolvimento econômico e na preservação ambiental.
• Identificar espécies vegetais de importância econômica
• Relacionar a manutenção das culturas tradicionais com a preservação da biodiversidade
PÚBLICO-ALVO: alunos do ensino médio
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
Para que os alunos alcancem os objetivos educacionais diferentes estratégias serão empregadas:
• Leitura reflexiva e crítica de textos (texto base, texto de revistas indexadas e jornais) - Contextualização do assunto
• Uso de perguntas e casos motivadores relacionados aos textos, que induzam a reflexão sobre os objetivos educacionais propostos
Problematização do assunto
• Discussão das perguntas em grupo – Socialização e troca de conhecimento
• Auto-avaliação – Compreensão da responsabilidade do aluno sobre o seu aprendizado
As ferramentas de interação a serem usadas serão fórum, e-mail e o 0800 (para esclarecimento de dúvidas) além das relacionadas às atividades abaixo.
PROPOSTA DE ATIVIDADES
• Responder às perguntas e casos motivadores no portfólio, usando texto base e outros pesquisados pelo aluno
• Participação em discussão e troca de conhecimento - fórum
• Busca de textos e vídeos na internet
• Realização de entrevistas
• Observação no ambiente do próprio bairro
• Preparo de relatório no Google Docs
• Confeção de um blog para divulgar os resultados escrito e fotográfico da pesquisa dos alunos
AVALIAÇÃO
1- Somativa
Conhecimento
• verificação escrita com questões discursivas e objetivas
• trabalho em grupo sobre agressões ao meio ambiente e suas conseqüências para a biodiversidade
2- Formativa
• Acompanhamento das atividades realizadas pelos alunos, quanto a propriedade, compromisso com o aprendizado e evolução.
• Participação do aluno nas discussões e apresentação das tarefas
• Atitude colaborativa nas tarefas em grupo
CRONOGRAMA
Atividade Sem. 1 Sem.2 Sem.3 Sem.4
Contextualização do assunto X X
Estudos de caso X X X
Troca de conhecimento X X
Avaliação somativa X X
Avaliação formativa X X X X
Bibliografia X X X
BIBLIOGRAFIA
Consulte os sítios abaixo que abordam vários aspectos da biodiversidade.
a) http://www.mct.gov.br
Nesse sítio você poderá tomar ciência do Decreto 4339 de 22/08/2002, que fala sobre as diretrizes da política de biodiversidade em nosso país.
b) http://www.webciencia.com/17_intro.htm
Nesse sítio você poderá se informar sobre a diversidade da Amazônia e poderá descobrir sua importância como reservatório de água potável.
c) http://www.abrolhos.net/abrolhos/mergulho.htm
Nesse sítio você ficará maravilhado com a beleza do Arquipélago de Abrolhos: origem, os corais, bichos e plantas. Você também poderá visitar o parque nacional e as aves.
d) http://www.corredores.org.br
Você sabe o que é um corredor de biodiversidade? Não! Então visite esse sítio e descobrirá algo incrível.
e) http://www.animalplanetbrasil.com/conservacao/index.shtml
Veja alguns exemplos de projetos bem-sucedidos de preservação, como o: Santuário de Chimpanzés da Ilha Ngamba e o Projeto Laikipia Predator.
f) http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_publicacao/14_publicacao12082009054328.pdf
Nesse sítio você encontrará o relatório do Ministério do Meio Ambiente de 2006, que trata do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira
O blog nasceu a partir de um exercício para o curso de Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web, ministrado por Cristina Pfeiffer da Fundação Cecierj. Ele tem como objetivo apresentar sugestões de texto/vídeos/fotos/músicas para os professores de escolas públicas utilizarem em sala de aula.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário